Estratégias para elaborar um bom currículo!

Desenvolver o currículo é uma tarefa difícil para os professores do primeiro ano. No entanto, entender o que esperar e preparar com antecedência pode ser de grande ajuda. Aqui está uma lista de estratégias para a construção de currículos de vários profissionais de ensino.

Aprendendo a construir seu currículo

Se você está procurando desenvolver seu próprio currículo como um novo professor, poderá ficar sobrecarregado com software de construção de currículo, artigos de instruções e vários livros. É um processo avassalador se você está planejando para pré-escola ou pós-graduação. No entanto, existem princípios gerais que você pode usar como diretriz para preparar seu próprio currículo. Aqui estão sete princípios para você começar.

Concentre-se nos alunos

Ao escrever o currículo, é útil lembrar que não se trata de escrever os melhores planos de aula ou desenvolver um conjunto perfeito de projetos e tarefas em sala de aula. Em vez disso, trata-se de atender às necessidades dos alunos de modo a garantir que o material seja compreendido, mantido e aplicado dentro e fora da sala de aula.

O educador de inglês, Dr. Todd Blake Finley, PhD, preparou um documento de Plano de Unidade gratuito para liderar os professores do primeiro ano, passo a passo, através do processo de construção do currículo.

Neste documento em PDF para download, ele apresenta oito etapas para construir um currículo sólido focado nas necessidades dos alunos em todos os níveis de aprendizado.

  • Descreva sua visão, foco, objetivos e necessidades dos alunos.
  • Identifique recursos.
  • Desenvolva experiências que atendam seus objetivos.
  • Colecione e planeje materiais.
  • Bloqueie os detalhes da sua tarefa.
  • Desenvolva planos, métodos e processos.
  • Crie a experiência dos seus alunos.
  • Vai!
  • Edifício Curricular.
  • Peça por ajuda

Procure professores experientes e peça informações sobre seu currículo. Se você não tem um mentor, pense em perguntar a um colega professor se ele ou ela estaria disposto a caminhar ao seu lado durante o primeiro ano.

Não há necessidade de reinventar a roda. Pergunte ao seu mentor o que ele ou ela fez quando se tratou de construir um currículo durante o primeiro ano. Professores profissionais são uma riqueza de informações e muitas vezes estão mais dispostos a compartilhar seus conhecimentos com os outros.

Escolha um programa de suporte ou software

A maioria dos professores lhe dirá que eles não planejam suas lições ou constroem currículos por conta própria. Na verdade, muitas vezes, softwares de suporte, programas on-line ou mapas básicos de planejamento são usados ​​como um guia. Aqui estão alguns recursos online recomendados pela professora e desenvolvedora de currículos, Lily Jones:

Os programas on-line são especialmente incentivados, pois permitem que os professores acessem o currículo a qualquer momento e façam modificações para uso futuro. Se você estiver em um orçamento, procure recursos gratuitos on-line (ou seja, o Plano de Unidade da Finley) ou peça aos colegas professores uma amostra de currículo para usar como um guia.

Ferramentas de construção de currículo baseadas em computador.

Evite o Currículo Pré-embalado

O currículo em pacote pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado, especialmente se você estiver procurando por uma amostra prática. No entanto, não é recomendável usar o currículo como o curso de ação definido.

O currículo em caixa tende a ser roteirizado e se encaixa em um tipo de aluno ou nível de aprendizado. O que funciona para os alunos de um professor pode não funcionar para os alunos de outro professor. No final, você pode se reescrever e reestruturar o currículo para que ele se encaixe nos níveis de aprendizado e nas necessidades de seus alunos.

Programar tempo de planejamento

Criar vários planos de aula para construir o currículo leva tempo. É importante agendar no planejamento de sessões e blocos de tempo para trabalhar no currículo. Aprender a administrar esse tempo também é importante. Os professores não devem se atolar no desenvolvimento de currículos.

Trabalhe em seções ou por unidades. Estabeleça metas para si mesmo que se encaixem no tempo previsto e, quando o tempo acabar, recue e saia para uma pausa. Não é uma corrida. É o ano inteiro de aprendizado de seus alunos, portanto, lide com isso com cuidado.

Programe o tempo para o planejamento.

Lembre-se de inversões de marcha são permitidas Como professor do primeiro ano desenvolvendo o currículo pela primeira vez, é importante perceber que não será o tempo inicial perfeito.

Pode nem estar onde você quer que seja a quarta ou quinta vez e tudo bem. Mesmo quando o produto acabado está pronto para o lançamento, ainda pode haver alguns bugs para resolver. É por isso que é fundamental colocar o currículo em movimento.

Comece a ensinar com isso e veja se funciona. Você não saberá realmente se as tarefas, os projetos de aula ou até mesmo os palestrantes convidados são adequados para a sua turma até que sejam apresentados.

Esteja preparado, porque algumas coisas vão funcionar perfeitamente, enquanto outros precisarão de um facelift imediato. Tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento curricular.

Planeje feedback e avaliações

Não se esqueça de incluir avaliações e tempo para feedback ao desenvolver seu currículo. Você precisará ser capaz de medir o desempenho dos alunos. Reserve tempo para envolver os alunos em conversas sobre o dia delição e tarefas.

Descubra o que eles gostaram ou não e o que eles podem querer fazer de forma diferente. Incentive os alunos a falarem se não entenderem parte do material apresentado também.

No final do dia, não é sobre o currículo ou o plano em si. É sobre os alunos e como eles entenderam as lições apresentadas. É sobre a apresentação do material e a capacidade do aluno de entender, reter e aplicá-lo.